4 passos para você se sentir confiante antes dos jogos de voleibol!
Ter uma estratégia irá te ajudar a ter mais controle emocional dentro de quadra. Essas estratégias vão funcionar como uma chave para acessar um outro nível de jogador que você não tinha consciência que poderia ser. Vai te ajudar a direcionar a sua energia na direção certa. Aqui, vou te fornecer orientações que eu coloquei em prática na minha própria vida, testadas no campo de batalha!
Conteúdo
- Tudo o que os jogadores de vôlei experientes não contam sobre ansiedade antes dos jogos
- Descubra a verdade por trás da ansiedade antes dos jogos de vôlei
- Os bastidores da ansiedade antes dos jogos: o que realmente acontece
- Desvendando o segredo para estar no topo do seu jogo: 4 passos essenciais
E aí voleibolista!
Embora pareça que isso só acontece com você é mais comum do que você imagina de jogadores sentirem medo ou ansiedade antes das partidas de vôlei.
Portanto fique tranquilo, está tudo sobre controle, eu vou te ajudar a resolver isso e mais uma coisa: você não está sozinho.
O mais importante para que qualquer mudança aconteça é ter a consciência de que está enfrentando um problema e precisa encontrar uma solução.
Agora que vpcê está consciente disso vou mostrar para você o que tem acontecido na sua vida para que você esteja experimentando esse problema e vou compartilhar alguns passos para mudar isso.
Tudo o que os jogadores de vôlei experientes não contam sobre ansiedade antes dos jogos
Nesse parágrafo vou revelar uma coisa que talvez você não saiba. Primeiramente todos nós, jogadores profissionais, também já sentimos isso lá atrás, principalmente no início da carreira. Te digo mais: em alguns momentos mesmo hoje em dia, que já estamos experientes e acostumados, podemos ainda passar por essa situação.
Entretanto o que ocorre é que jogadores sentem vergonha de falar abertamente sobre esse assunto, ficam constrangidos e por esse motivo acaba gerando essa impressão de que isso só acontece com você quando na verdade a maioria vive isso.
Jogadores de vôlei de todas as idades e níveis sofrem ou podem sofrer com ansiedade antes de competição, sentem medo antes dos jogos de voleibol, mas vou compartilhar hoje com você estratégias que vão te ajudar a controlar melhor as suas emoções para você ficar calmo na hora do jogo e poder performar no seu melhor nível.
Mas para que isso seja resolvido, é preciso ir mais fundo e descobrir a causa, para resolver a raiz do problema.
Descubra a verdade por trás da ansiedade antes dos jogos de vôlei
O ambiente do treino
Nos dias normais de treinamento geralmente você tem outras tarefas paralelamente para fazer no seu dia a dia, como escola, trabalho, entre outras mais… Você já está habituado a uma rotina, está vivendo aquilo no automático, está habituado com o ambiente em que treina, com os seus companheiros de equipe que convive todos os dias, o seu treinador e o ginásio onde joga voleibol todos os dias.
Pelo fato do seu corpo já estar acostumado com essas pessoas, esse ambiente, você se sente totalmente seguro. As qualidades e os defeitos dos outros jogadores do seu time você já conhece bem, a personalidade, o comportamento e a maneira de trabalhar do seu treinador também.
Da mesma forma eles também já sabem tudo sobre você, só que como você se sente seguro e acostumado ali, você não se preocupa com os julgamentos deles, com as consequências das suas ações e etc… Está na sua zona de conforto. No entanto no dia do jogo é bem diferente e você vai entender a seguir.
O ambiente do jogo
Quando você vai para o ambiente do jogo muitas coisas mudam, pois a atenção ficará concentrada em quem está jogando, de ambos os times em quadra.
A metade dos seus companheiros estará no banco apenas observando a outra metade que está jogando, o mesmo acontece com a equipe adversária. Enquanto isso, tem a torcida de ambos os times (torcendo, gritando e algumas vezes xingando), seus familiares, amigos, juízes, treinador buscando resultado, o resultado do jogo, pois dessa vez está valendo de verdade além de diversos outros fatores que mudam dependendo do nível, campeonato e etc…
Esses detalhes anteriores são fatores externos, embora paralelamente a eles tem a sua cobrança interna de jogar bem, de fazer bonito, suas preocupações que mudam de pessoa para pessoa, a vontade de mostrar que está melhorando pois quer “prestar contas”. Sem contar que você treinou para isso e que se jogar mal você pode ser substituído(a).
Eu poderia mencionar diversos outros fatores que diferenciam o treino do jogo mas já é o suficiente para você perceber que definitivamente não se trata do mesmo ambiente. Agora que demos luz ao problema vamos mais fundo nisso.
Os bastidores da ansiedade antes dos jogos: o que realmente acontece
Alguns dias antes do jogo você começa a ter vários pensamentos sobre essa partida. Geralmente na véspera do jogo nem mesmo consegue dormir direito porque sua cabeça fica criando diversas situações, mas o problema é que na maioria delas são situações negativas. Estou certo? rs
Como consequência dos jogos você muda tudo que você faz normalmente no seu dia a dia.
Nos seus dias normais você faz uma dieta porca na maior parte da semana, não se hidrata direito, dorme tarde e outras coisas mais.
Nunca parou para pensar nisso de verdade né? sabe por quê?
Essas coisas passam despercebidas pois como eu havia mencionado anteriormente já fazem parte da sua rotina.
Assim que chegam os dias antes do jogo você tenta agir como um jogador profissional de verdade. Quer comer de forma saudável, quer treinar como nunca treinou antes, ouve músicas e assiste vídeos motivacionais para te dar um “up” antes do jogo e assim por diante…
Percebeu como tudo está diferente? O seu corpo sabe disso, a sua mente sabe disso, você mudou completamente o cenário.
Decidiu de uma hora para a outra virar uma chave que não faz parte da sua rotina e agora você se colocou fora da sua zona de segurança. Acabou bombardeando o seu corpo no geral com informações que ele não estava acostumado a receber e todas de uma vez.
Além disso, você criou diversos cenários na sua mente de erros, fracassos, de momentos do jogo que nem mesmo existem, apenas na sua mente.
Normalmente você começa a se questionar e se o treinador me xingar? E se eu atacar para fora? E se eu errar o passe? E outros “se’s”.
Um outro detalhe muito comum é o seu sentimento de medo, aquele frio na barriga que irrita tanto, você tenta de tudo mas ele não passa, não é mesmo?
Deu para perceber o que acontece?
Acredito que nesse momento ficou tudo bem claro na sua mente e abaixo vou te mostrar algumas coisas para que você consiga ficar confiante antes dos seus jogos.
Preparando-se para o jogo
Desvendando o segredo para estar no topo do seu jogo: 4 passos essenciais
Acho que agora ficou claro para você o que tem feito de errado que te afasta do estado antes do jogo. Deve estar se perguntando: e como mudar isso?
Simplesmente, o primeiro passo é uma coisa que venho aplicando na minha vida há muitos anos e que tem me feito na maioria das vezes entrar em quadra muito calmo e focado, aumentou muito o meu controle emocional também em outros aspectos do jogo pelo fator de trazer luz à questão.
Passo 1 – Não mude a sua rotina!
Isso mesmo que você acabou de ler. Sabe aquela rotina que você faz todos os dias? Bom, é a mesma que você vai fazer no dia do seu jogo. Vai acordar do mesmo jeito, vai comer do mesmo jeito e se comportar da mesma maneira. Comporte-se como se estivesse indo para o seu treino amanhã ao invés do ambiente de jogo que te preocupava tanto.
Se a sua rotina é uma porcaria você deve mudá-la. Os hábitos são soluções simples para os problemas recorrentes da sua vida. Você deve mudar a sua rotina atual para uma rotina melhor mas NÃO MUDAR a rotina dos seus dias de treino para uma rotina de dia de jogo.
Passo 2 – Ligue o foda-se para a opinião dos outros
Fica sempre preocupado do que vão dizer caso você erre? Por que? Todos que te julgam também erram e vão continuar errando, isso é um fato.
Errei e agora? Bola para frente, em segundos acontece uma ação no voleibol e em poucos segundos você estará dentro de outra jogada. Se a sua mente permanecer no erro anterior você vai errar novamente, entrando em um ciclo de erros e vai parar no banco.
O que as pessoas pensam ou dizem sobre você não define quem você é e isso é um problema delas, preocupe com os seus problemas apenas.
Passo 3 – Aceite o medo, o nervosismo
O que significa aceitar o nervosismo, o medo? O sentimento de medo, a insegurança, são sentimentos comuns no ser humano, todos sentem e sempre vão sentir e não existe nada que você faça que vai eliminar esse sentimento de uma vez por todas da sua vida.
“O que deve fazer então?” Não foque no seu sentimento de medo, caso você foque nesse sentimento ele vai ficar cada vez maior.
Já tentou lutar com aquele sentimento de “coração disparado” ou com pensamentos negativos? Quando isso aconteceu, não parecia que quanto mais você ficava com raiva e tentava parar de pensar ou sentir, aquilo tudo piorava?
A melhor estratégia é não lutar com esses sentimentos e sensações mas sim, observar “sem julgamento” e redirecionar a atenção para as suas tarefas.
Um exemplo: “Caraca estou com um frio na barriga”, ok, mas agora preciso atacar, esse central que está me bloqueando é bom bloqueador, eu vou buscar o bloqueio da base e manter meu ataque alto. Percebe que eu trouxe luz ao jogo e o que eu devo fazer no ataque?
Foque nas suas tarefas, foque na sua performance, quanto menos esperar a sensação vai passar.
Passo 4 – Se prepare com antecedência
O que aconteceu quando você tinha uma prova e decidiu estudar um dia antes, você foi bem? Obviamente que não. Por que você acha que estaria treinando mal há mais de 1 mês, faltando aos treinos, se preparando mal fisicamente, faltando ao treino físico e esperar que no jogo, por um milagre, você vai jogar bem?
Se prepare bem sempre, independente se vai ter jogo ou não, tenha uma rotina organizada que te permita estar na sua melhor forma física sempre.
Comece a se preparar com antecedência, se dedique todos os dias como se todos os dias fossem o seu jogo oficial, a oportunidade de você se destacar, de você começar a ser convocado para seleções de estado, brasileira, de você passar em uma peneira relevante e entrar para o time que tanto sonha.
Esses são 4 passos certeiros para você se sentir bem antes e durante os jogos emocionalmente e não só isso, mas também melhorar a sua performance!
Valeu!