Qual a altura mínima para se tornar um jogador de vôlei?
E aí voleibolista!
Provavelmente se você veio parar aqui é porque sonha em ser um jogador de voleibol, mas tem aquela dúvida na cabeça se seria possível se tornar jogador com a sua altura, correto?
Você vive preocupado se ainda vai crescer porque essa seria a única forma de realizar o seu sonho de jogar profissionalmente e conhecer o mundo através do voleibol.
A resposta para essa primeira pergunta é que não existe uma régua nas portas dos clubes de voleibol que você passa e já é eliminado pela altura, pelo menos eu nunca vi e olha que eu já jogo há mais de 20 anos.
Preciso me aprofundar nesse assunto pois ele traz muitas dúvidas a respeito que podem te prejudicar ao longo da sua jornada se não forem esclarecidas.
A primeira coisa que precisamos esclarecer é:
Quero me tornar profissional mas eu sou baixo, é possível?
Para que você se torne profissional a opinião mais importante que você precisa buscar é a do mercado (clubes, técnicos, agentes e etc…).
No mercado do voleibol está repleto de atletas, de todas as alturas, posições, qualidade técnica, experiência e por aí vai…
Assim como qualquer mercado de trabalho, sim, voleibol é um trabalho, pessoas são remuneradas e muito bem para competir, existe uma seleção desses atletas durante toda a jornada, desde a base até o adulto.
Não estou falando sobre seleção brasileira ou de estados, seleção no sentido de ser selecionado, contratado ou não, continuar ou não continuar em uma equipe, ser demitido, funciona exatamente como em um emprego convencional.
Nessa seleção você vai ter concorrência, muita concorrência e, infelizmente, tenho uma notícia não muito boa para te dar, mas é a realidade e se deparando com ela você pode se preparar melhor.
A realidade do mercado é que eles não vêm com bons olhos jogadores baixos e existem várias explicações para isso que fazem sentido e vou mencionar abaixo para que você se prepare com elas em mente.
Para se tornar profissional de voleibol é extremamente difícil, para qualquer altura, quando falamos de um jogador baixo se torna mais difícil ainda.
Respondendo a sua pergunta, sim, é possível se tornar mesmo sendo baixo.
Por que os clubes preferem jogadores mais altos?
Aqui estão alguns motivos:
- Da mesma forma que tem jogadores de 1,75/1,80 que saltam 1 metro ou mais, também tem jogadores de 1,95+ que saltam isso, o que dá uma diferença de mais de 30cm. Isso faz uma grande diferença.
- O voleibol é um esporte muito rápido, muitas vezes um jogador pode amortecer um ataque apenas por estar com as mãos para o alto na ponta dos pés reagindo rapidamente. Um jogador baixo não consegue fazer isso, ele precisaria fazer um grande esforço e já seria tarde demais.
- Por mais que o atleta salte muito, às vezes não é o suficiente para bloquear um outro atleta grande que também salta a mesma coisa.
- No ataque, por exemplo, a rede não seria um problema mas o esforço para conseguir rodar bola contra um bloqueio grande seria muito maior.
- Os clubes podem potencializar o físico de um atleta grande fazendo com que ele salte mais e alcance muito mais alto o que seria mais vantajoso para eles.
Existem outras razões e reforçando o que eu escrevi até o momento, essa não é a minha opinião e sim o que o mercado que eu vivo há mais de 2 décadas pensa sobre isso.
Mas o que eu penso sobre isso?
Vou te dar a minha opinião profissional sobre o assunto.
Nos dias de hoje, diversos jogadores conseguiram romper essa barreira e chegaram ao profissional com os seus 1,75, 1,78, 1,80, 1,85…
Eu joguei com e contra diversos jogadores baixos na minha carreira, mas confesso que nas ligas mais fortes que eu joguei o número de jogadores baixos era ainda menor.
Essa porcentagem mundial de jogadores baixos é extremamente pequena, principalmente de atacantes, falo proporcionalmente ao total número de jogadores no mercado.
Eu acredito sim que é possível, mas eu sou muito realista e não gosto de iludir ninguém, eu tive que passar por um funil muito estreito para me tornar profissional e eu tenho 1,95. Trazendo para a realidade imagine quanto a dificuldade aumenta para alguém menor.
Se você acreditar que realmente tem potencial, se estiver disposto a pagar o preço (se dedicar muito), continue trabalhando e esteja rodeado de bons jogadores nos seus treinos.
Consiga um bom treinador para te orientar e trabalhar com você.
Foque em lapidar a sua técnica, eleve a sua régua de qualidade técnica pois quanto mais qualidade técnica você tiver, mais você vai reduzir essa questão da altura nos olhos do mercado.
Impulsão é importante, mas não é o principal, todo clube precisa de passe e, honestamente, passadores estão em extinção, cada vez menos passadores de verdade disponíveis, essa dica é para líberos e ponteiros.
Opostos e centrais muito baixos realmente acho quase impossível falando pelo mercado profissional.
Se quiser ser atacante e é baixo, opte pela ponta, ou invista como levantador e líbero.
A altura e talento não determinam sucesso!
“Treine, até que seus ídolos se tornem seus adversários.”
Valeu, Voleibolista!🏆